Em vídeo, deputado explica projeto de gratuidade no tratamento de Cannabis

O deputado Caio França (PSB) abraçou a luta dos pacientes, que não possuem condições para pagar os medicamentos à base de Cannabis. Ele elaborou um Projeto de Lei que pede a gratuidade do remédio, sem precisar de judicialização.

O único que está a venda nas farmácias é o Mavatyl, que custa em média R$ 1,8 mil. “Até o fim do ano consigo a aprovação do projeto”, diz confiante.

Nesta terça (3), a Anvisa aprovou nova regulação para a comercialização da Cannabis medicinal. A RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) ainda não foi publicada, mas a expectativa é que as prateleiras das farmácias recebam mais produtos a médio prazo. Também não será mais necessário importar o medicamento, nem pedir autorização à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). O paciente vai precisar apenas uma prescrição médica, como acontece com os medicamentos controlados em geral.

Haverá mais variedade de produtos. Por outro lado, mesmo com a maior concorrência, a Cannabis Medicinal vai continuar inacessível muitas pessoas.

O projeto de França vale apenas para São Paulo. “Outros estados estão copiando a ideia, o que é ótimo”, diz o deputado. Assista aqui a explicação dele sobre o Projeto de Lei 1.180/2019.