Unifesp dará certificado em curso gratuito de Cannabis medicinal online

O Brasil terá o primeiro curso online de Cannabis medicinal gratuito e com certificação.  Organizado pela SBEC (Sociedade Brasileira de Estudo da Cannabis) e pela Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), ele começa na próxima terça-feira (03). O objetivo dos apoiadores é aumentar o acesso dos profissionais que não possuem tempo e muito menos dinheiro para se especializarem.

A transmissão acontece a partir da paróquia do Padre Ticão, líder da Zona Leste, que investiu R$ 16 mil na compra de um equipamento que permitisse o curso online, segundo a organização, de boa qualidade. No ano passado, o padre foi atacado e ameaçado por defender a Cannabis medicinal, entre outros temas polêmicos. Vale lembrar, que nem o Vaticano condenou o uso medicinal da erva.

“Vou fazer a aula inaugural, que será sobre o sistema endocanabinoide e as implicações clínicas”, diz Eliane Nunes, diretora da SBEC. O cronograma ainda não foi publicado, pois a organização do evento precisa confirmar a agenda dos participantes. “Muitos médicos convidados vem de outros estados. Temos até uma participação internacional”, explica Nunes, que vai passar também a experiência clínica dela com Cannabis. Ela já atendeu 400 pacientes que tinham indicação do tratamento.

Os alunos irão estranhar que as aulas começam no terceiro módulo– cada módulo dura um mês. O quarto é o último. Apesar de o formato ser novo, o curso já existia com o apoio de outras entidades, como associações de pacientes e de assistência jurídica. Muitos profissionais de saúde também já participaram anteriormente, porém sem o apoio formal de uma universidade. As informações, assim como o link para assistir à aula, estará disponível no Facebook