As principais dúvidas de pacientes sobre a Covid-19
Enquanto muitos médicos ficam na linha de frente no combate à Covid-19, outros ficam na retaguarda. Monitoram as angústias de pacientes que estão no grupo de risco, orientam nos cuidados para não se infectarem e ainda tiram dúvidas– sim, há sempre muitas questões sobre o uso de máscaras, por exemplo.
Entre os médicos que acabaram ficando nesta função está Paula Dell’Stella, médica funcional especializada em radiologia e uma das pioneiras na prescrição de Cannabis medicinal no Brasil. Ela possui muitos pacientes no grupo de risco, que possuem ainda mais motivos para ficarem apreensivos com a pandemia. Por isso, mesmo estando em casa devido a quarentena decretada pelo governo paulista, ela responde a muitas dúvidas por telefone. Abaixo as mais comuns:
1. O que fazer quando um membro da família apresenta sintomas que possam parecer o Coronavirus?
Se possível isolá-lo durante 14 dias, em um quarto separado e de preferência arejado. Não utilizar os mesmos pratos e talheres, nem toalhas e roupas de cama. O familiar em quarenta deve beber bastante líquido e ser alimentado com comidas leves. A grande maioria dos casos se resolvem em casa. Lembrando que todos vamos pegar em algum momento, então não devemos ter medo nem entrar em pânico.
2. Quais os sintomas mais comuns?
Os sintomas mais comuns da Covid-19 são febre, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, coriza e podem acontecer a perda do paladar e diarreia. Os sintomas leves e moderados podem ser tratados como sintomáticos com medicamentos para baixar a febre, caso dos analgésicos e anti-inflamatórios. Recentemente foi colocado por alguns cientistas a dúvida sobre o uso do Ibuprofeno e corticoides para auxiliar o tratamento, pois segundo eles, essas drogas poderiam ajudar o vírus a se replicar e piorar o quadro. Então atenção especial às pessoas acima de 60 anos e principalmente com alguma doença crônica como diabetes e hipertensão, pois esse é o grupo de risco para o desenvolvimento da forma grave da doença.
3. Quando o paciente deve procurar o hospital?
O sintoma mais importante que deve levar o paciente ao hospital é a dificuldade para respirar. Esse sintoma é muito importante e deve ser levado à sério.
4- Por que fazer quarentena?
A quarentena nesse momento serve para barrar a disseminação progressiva do novo Coronavirus. Isso protege o sistema de saúde de não colapsar e impede que todo mundo fique doente ao mesmo tempo.
Não ficaremos muito tempo em quarentena. A quarentena também faz com que ganhemos tempo para entendermos mais sobre o vírus. Depois de 30 dias, provavelmente as pessoas abaixo de 60 anos devem retornar à rotina. Agora é força tarefa. Todo mundo em casa para poder voltar para a vida normal logo depois. Os indivíduos jovens e saudáveis não precisam ter medo de entrar em contato com o vírus e adquirir imunidade. E continuaremos a proteger nossos idosos. Com o tratamento instituído e a queda na disseminação, retornaremos pouco a pouco à vida normal.