Folha organiza o primeiro webinar da série Ao Vivo em Casa sobre Cannabis medicinal

Ao Vivo em Casa, a nova série de lives diárias da Folha, traz nesta quarta-feira (29) o primeiro webinar sobre a Cannabis medicinal da temporada. Serão dois painéis seguidos com cerca de 45 minutos cada um. O primeiro sobre Saúde e Negócios (17h) e o segundo sobre Regulação e Política (17h45).

A ideia é discutir o novo braço da Saúde, que começa a ganhar fôlego no país, e vem ajudando na melhora do bem estar de muitos pacientes. Alguns deles possuem síndromes raras, caso da epilepsia, outros têm doenças como câncer, depressão e ansiedade.

Durante a pandemia, nos EUA, onde o setor está mais organizado, as lojas de Cannabis medicinal foram consideradas de serviço essencial, assim como supermercados e farmácias. No início da quarentena, na primeira semana de março, no estado da Califórnia, conhecido por ser mais liberal nos costumes, as vendas aumentaram 145%, enquanto no conservador Colorado, 46%.

A médica Paula Dall’Stella  (Foto: Valéria França)

O painel de Saúde e Negócios reúne profissionais que trabalham em áreas diferentes. A médica Paula Dall’Stella, radiologista e uma das pioneiras da prescrição de Cannabis medicinal no Brasil, conta como o óleo derivado da planta vem ajudando aos pacientes que atende no consultório. Ela também revela o que vem de novo por aí.

A Cannabis medicinal será vendida algum dia ao lado dos analgésicos comuns? A indústria brasileira vai conseguir produzir um medicamento mais acessível? Para ajudá-la nesta análise, estará presente Cristiana Taddeo, fundadora da Be Hemp, associação de pacientes com epilepsia. Ela também é sócia de uma empresa de Cannabis medicinal nos EUA.

Bacellar: “Saúde continua sendo a pauta no próximo ano”

Com uma visão mais estratégica de negócios, José Bacellar– ex-presidente da Bombril e fundador da VerdeMed, empresa canadense de Cannabis medicinal voltada à America Latina –, afirma que a Saúde continuará a ser a grande pauta universal, mesmo depois de passada a pandemia. “O mundo está sendo sacudido por um vírus, que acabou expondo a fragilidade do homem e do sistema”, diz Bacellar.

Javier Hasse, escritor e diretor administrativo do Cannabis Benzinga

O painel ainda conta com Javier Hasse, diretor administrativo do braço de Cannabis do Benzinga, empresa americana de fundos de capital. Jornalista e fotógrafo especializado em Cannabis, escreveu Start Your Own Cannabis Business. livro lançado em 2018, que alcançou o primeiro lugar da lista de best-sellers da Amazon.

Regulação e Política é o tema do segundo painel. Aqui a discussão é o cultivo. Participam dois políticos que atualmente estão no centro dos holofotes. Ambos acreditam que sem o cultivo o Brasil não será competitivo e nem vai colocar nas prateleiras produtos de baixo custo.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) é presidente da comissão que analisa a PL 399-15, elaborada para viabilizar a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta. Desde outubro realizou audiências com pacientes, pesquisadores, empresários e médicos para entender as necessidades e entraves de cada ponta do setor.  Viajou para o Uruguai, que em 2012 regulamentou a venda controlada pelo Estado da maconha medicinal e recreativa. Também foi para a Colômbia, que liberou o uso terapêutico e científico do cânhamo em 2017.

O outro político atuante neste setor é o deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), ativista e ex-ministro do Meio Ambiente (2008- 2010). Em março, conseguiu a aprovação por unanimidade da PL 174-2019, que trata do cultivo para pesquisa, mas o governador do estado fluminense Wilson Witzel vetou.

 

Para alinhavar a conversa, o advogado Rodrigo Mesquita, membro da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios da Ordem dos Advogados, explica a atual legislação brasileira sobre o tema.

Fique de olho que este webinar terá uma segunda edição. Será na quarta-feira (13), às 17h, com mais dois painéis, Novos Negócios e Investimentos.