Webinar da Folha reúne investidores e empresas de fundos da Cannabis
Novos Negócios e Investimentos voltados à Cannabis medicinal são os temas do webinar da Folha na próxima quarta-feira (13). O evento faz parte da série Ao Vivo em Casa, que os jornalistas da Folha realizam sempre às 17 horas, com entrevistas das mais diversas áreas. Às quartas-feiras, a agenda é da Saúde.
Seis convidados participam do evento, que será dividido em duas partes. A primeira vai das 17h às 17h45, com uma painel de Negócios. Ele mostra a gama diversificada de atividades, que vai além da fabricação dos remédios. Aceleradoras, empresas de informação, educação, moda e rastreabilidade de produtos são algumas delas.
Há investidores que apostam em vários negócios ao mesmo tempo. É caso doe um dos participantes, o neurocirurgião Pedro Pierro, antigo prescritor de Cannabis medicinal. Ele tem clínicas voltadas ao tratamento à base da planta, participa de uma plataforma de educação com aulas presenciais para médicos e ainda participa como consultor de um site segmentado de notícias. Pierro, neuro-cirurgião e especialista em negócios de Cannabis
Parece sempre disposto a achar um tempinho para alguma ideia nova que apareça. Na verdade, Pierro vem sendo disputado pelo conhecimento prático acumulado neste tipo de terapia, que ainda é pouco comum entre os 455.892 médicos do Brasil.
A primeira parte da webinar ainda conta com o empreendedor paulista Daniel Jordão e Marcel Grecco. vem de uma família do setor imobiliário –uma das mais tradicionais e seguras formas de investimentos– e de organizações de feiras e revistas dirigidas.
Em 2019, abriu o primeiro portal nacional focado em saúde e negócios da Cannabis com amigos. Mais recentemente voltou a investir na área de eventos, mas voltados ao setor de Saúde e Cannabis. Mesmo com a pandemia não recuou, porque sabe que as crises são passageiras.
Já Marcelo Grecco é um dos fundadores da The Green Hub– plataforma de tecnologia e informação voltada para a área de Cannabis. A aceleradora realizou a primeira chamada de startups neste ano. Analisou e selecionou 15 candidatos para apresentar a investidores em um evento chamado de Demo Day no início de março. Apesar de serem direcionadas ao setor, tinham startups da área de tecnologia a de confecção. Todas receberam aporte.
A segunda parte do Ao Vivo em Casa acontece logo em seguida, às 17h50, e o foco é Investimentos.
Entre os três nomes que participam, George Wachsmann, CIO da Vítreo, plataforma digital de investimentos, a primeira empresa a ofertar um mix de ações de empresas de Cannabis para investidores qualificados, em outubro de 2019. Um mês depois, a Vitreo lançou o Canabidiol Light, um produto para qualquer um disposto a gastar acima de R$ 5 mil.
No mesmo painel, Patrick Lane, CEO do Benzinga, um hub americano com empresa de fundo de investimento, de eventos de negócios e com uma revista digital especializada. Vice-presidente do setor de parcerias, Patrick é responsável pelo desenvolvimento de parcerias e de captação de público.
Além deles, José Bacellar, CEO da empresa canadense de Cannabis medicinal Verdemed. Ele mostra outro lado da moeda. Como as startups podem buscar novos investimentos, mesmo em tempo de Covid-19. O executivo fala sobre os entraves e as vantagens de entrar para o setor neste início de mercado.
No fim do ano passado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) deu o sinal verde para o mercado, que esperava por uma segurança jurídica. Aprovou o registro de produtos fabricados no Brasil e permitiu à venda nas farmácias.
A Cannabis medicinal oferece uma gama de combinações entre as substâncias dela que auxiliam no tratamento de diversas doenças. Algumas graves, caso da epilepsia refratária, do Alzheimer, do câncer e da fibromialgia, entre tantas outras. Os resultados positivos fizeram com que em 2015, os pacientes conseguissem a liberação da importação do medicamento pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária). No início de 2020, a Anvisa tinha 1.900 pacientes cadastrados.