Clínica voltada à Cannabis medicinal abre em SP

Cannabis ruderalis
Valéria França

Um centro de saúde com médicos, pesquisadores e muita informação voltada à Cannabis medicinal abre as portas nesta segunda-feira (25), próximo ao hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O CEC (Centro de Excelência Canabinoide) reúne especialistas de diversas áreas, que tratam o paciente de uma forma integrativa.

Estamos falando, sim, da medicina tradicional, mas com visão holística. O foco não é apenas a doença, mas o ser-humano como um todo. Os médicos usam os recursos mais apropriados para cada caso. Entre as ferramentas está a maconha medicinal.

A terapia canábica é ainda um enigma para a maioria dos pacientes que nunca passaram por ela. O primeiro desafio está em achar um médico confiável e capacitado na matéria, que possa dar um diagnóstico e uma prescrição compatível. Enfim, a Cannabis medicinal não resolve todos os problemas de saúde– mas ajuda em muitos deles.

“Embora tenhamos um horizonte promissor, esse segmento da medicina ainda dá os primeiros passos por aqui. Por conta disso, o Centro de Excelência Canabinoide pode ter papel importante no desenvolvimento de todas as atividades relacionadas à cannabis medicinal”, diz Marcelo Sarro, CEO do CEC.

Ele se refere às outras atividades do centro. Capacitação de médicos, planejamento de projetos científicos e divulgação sobre os benefícios da terapia canábica já estavam em curso muito antes da inauguração da clínica na capital.