Biker consegue direito de importar semente de Cannabis para tratar dor no braço
Um caso atípico de habeas corpus para o auto-cultivo saiu nesta terça-feira (26). A ação pede a importação de sementes de Cannabis, de cepa determinada. Outro fator que chama a atenção é o autor do processo, que não quis se identificar, não ter nenhuma doença rara refratária, como na maioria dos casos.
O jovem era extremamente saudável até cair de bicicleta na estrada. Um acidente que podia ter acontecido com qualquer um que gosta do esporte. Para reconstruir o cotovelo, ele passou por uma cirurgia.
Depois disso, começou a ter dores lancinantes. Foram anos tentando os mais variados tratamentos. Ele só encontrou alívio com a Cannabis medicinal. O problema estaria resolvido se não fosse o custo: R$ 100 mil, por ano.
A Cannabis medicinal é considerada muito eficiente no alívio da dor e da ansiedade, além de ser um reconhecido anticonvulsivo. Os efeitos variam de paciente para paciente. No caso dele, deu muito certo.
O jovem conseguiu autorização para importar as sementes de Cannabis e cultivá-las em casa. “A Justiça determinou que ele será assistido pela mãe –que é farmacêutica –no processo de cultivo e produção de medicamentos. Também conseguiu o direito de contratar um auxiliar para ajudá-lo no plantio”, conta o advogado da causa, Rodrigo Mesquita.
A ação foi impetrada em dezembro de 2010. A decisão saiu em dezembro do ano passado, mas como o Ministério Público não recorreu, houve revisão na segunda instância. “Ficou cinco meses em tramitação até sair o resultado final”, diz Mesquista.”Não costuma demorar tanto.”