Rede social canábica ganha versão em português
Uma rede social para usuários de Cannabis ganhou versão em português esta semana. Who is Happy é um aplicativo lançado há seis anos no Canadá e nos EUA. O idealizador João Paulo Costa, 36, sofreu durante anos com as convulsões provocadas pela epilepsia. Nenhum remédio fazia efeito até que, aos 28 anos, ele experimentou a Cannabis medicinal.
O CBD, uma das substância da Cannabis, é conhecido pelo efeito anticonvulsivo. A mudança da qualidade de vida o inspirou a lançar uma rede social, que conectasse usuários e apontasse estabelecimentos do setor ao redor do mundo. Trata-se de uma ferramenta digital que funciona por geolocalização. O usuário do aplicativo pode compartilhar a cepa preferida e o “feeling”– se a preferência é medicinal, vape, cachimbo e por aí vai.
A primeira versão surgiu em 2015, quando Costa estava em Londres. Ele passava por um processo de aceleração de outra startup, que faliu. “No meio disso, teve a ideia do Who is Happy. Minha família não gostou. Ela é mais conservadora”, diz ele, que foi em frente. “Em Londres, a ideia foi muito incentivada.
O Who is Happy conecta pessoas que tem interesse pelo tema. No Brasil, a Cannabis medicinal foi regulada pela Anvisa no fim de 2019. O comércio da Cannabis de uso adulto é ilegal, ao contrário do que acontece em alguns estados americanos e no Canadá. Por isso, aqui, a relação de lojas restringe-se as de jardinagem e de acessórios como cachimbos. Mas segundo o idealizador vai ajudar a achar as associações de pacientes como a Santa Cannabis, que já está no aplicativo.
Apesar de a versão em português ser novidade, 40% dos usuários já eram brasileiros. Os americanos, canadenses e mexicanos estão no aplicativo na mesma proporção. Os europeus representam 20%. No total, 400 mil pessoas já baixaram a ferramenta social, segundo os organizadores.