Novo livro científico de Cannabis medicinal reunirá 80 autores
Quando vem à tona o assunto Cannabis medicinal, não é raro ouvir sobre a falta de pesquisa sobre o tema. Para provar que não é bem assim, a psiquiatra pernambucana Ana Hounie resolveu organizar um livro com artigos científicos. “Faremos o primeiro Tratado da Cannabis medicinal”, disse ela.
O projeto está em andamento. A execução do livro tem o apoio da também psiquiatra Eliana Nunes, diretora da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudo da Cannabis), uma profissional muito integrada na luta pela democratização do tratamento.
Entre os colaboradores, nome conhecidos como o psiquiatra Dartiu Xavier, pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Fabrício Pamplona, farmacologista de canabinóides, e Rafael Dutra, pesquisador da UFSC (Universidade Federal de Santa catarina).
Até o momento 80 autores aderiram à obra. “Vamos fazer uma espécie de bíblia da Cannabis, que poderá ser muito importante para as universidades, que logo terão de incluir a matéria nas Faculdades de Medicina”, diz Nunes. A princípio serão dois volumes, um deles com cerca de 300 páginas.
Em 2019, a UFSC foi notícia aqui no blog porque disponibilizou pela primeira vez a Edocanabiologia, como disciplina optativa. A matéria estuda as substâncias orgânicas e inorgânicas da Cannabis. A universidade catarinense foi pioneira, pelo que se tem notícia.
As organizadoras garantem que a linguagem não será acadêmica, mas simples e coloquial. Está prevista a edição em português, a princípio.
Hounie também pretende incentivar o estudo e a pesquisa, por isso abriu um crowdfunding de apoio ao Tratado. “Do total arrecadado, 20% deste dinheiro irá para a SBEC. O restante será para viabilizar o projeto.” A iniciativa está dando certo. As contribuições já passaram dos R$ 15 mil. Para participar, basta clicar neste link. O valor mínimo é R$ 25.