Políticos, líderes religiosos e médicos homenageiam pesquisador da Cannabis medicinal

Desde a última quarta-feira (16) à tarde, as manifestações de pesar pela morte de Elisaldo Carlini, 90, professor e Pesquisador da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) se multiplicam nas redes sociais. Políticos, líderes religiosos e médicos expressam o quanto foi importante o trabalho dele de investigação sobre os benefícios da Cannabis medicinal à Saúde durante os últimos 40 anos.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP), presidente da Comissão Especial da Cannabis na Câmara,  por exemplo, gravou um vídeo para homenageá-lo. “É com profundo pesar que soube do falecimento do professor Elisaldo Carlini. Ele foi um dos maiores cientistas brasileiros. Descobriu o efeito anticonvulsionante da Cannabis para aplicação nas epilepsias refratárias, doenças raras e autismo, que geram múltiplas convulsões. Também estudou o uso da Cannabis para dores crônicas, Alzheimer  e Parkinson. Ele dedicou a vida à  Saúde Pública”, diz no vídeo.

Teixeira conta que foi em uma palestra de Carlini sobre o tema, na Cinemateca de São Paulo, que saiu o movimento social pela regulação da Cannabis medicinal. A plateia estava cheia de crianças e pais. Segundo ele, um movimento que desencadeou no PL 399-2015, que está na câmara esperando para ser votado.

Relator do texto substitutivo do projeto mencionado acima, o médico e deputado Luciano Ducci (PSB-PR) publicou no Twitter: “É com pesar que recebo a notícia do falecimento do médico Elisaldo Carlini, considerado o maior nome da Cannabis medicinal. Sua pesquisa e luta nos motiva para buscarmos a aprovação do #PL399SIM. À família os meus sentimentos.”

Antônio Luis Marchioni, mais conhecido como o padre Ticão, líder comunitário de Ermelindo Matarazzo, Zona Leste de São Paulo, também se manifestou sobre a morte de Carlini. Os dois eram parceiros na luta pelo acesso do produto medicinal. Com a ajuda do pesquisador e da Unifesp, o padre conseguiu montar um curso livre de Cannabis medicinal na paróquia de São Francisco de Assis. No Youtube escreveu:

“O nosso querido e amado Professor Dr. Carlini deixou luzes da Saúde da Cannabis medicinal para milhões de pessoas. Mestre e Apóstolo Dr.Carlini: a sua luta continua com os sofredores, com os excluídos, e com as pessoas corajosas que – hoje – continuam a sofrer humilhações porque defendem como você – a Cannabis medicinal para todos e todas que necessitam…”