‘O ministro da Justiça assinou nota de repúdio sem ler o PL da Cannabis’, diz deputado
Presidente da Comissão Especial da Cannabis na Câmara dos Deputados, Paulo Teixeira (PT-SP) ficou admirado ao saber da nota assinada pelo ministro da Justiça André Mendonça em repúdio ao PL- 399-2015. O projeto em questão legaliza o comércio e o cultivo da Cannabis medicinal e industrial.
A nota aprovada pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas foi endossada pelo ministro e enviada por e-mail a deputados, segundo publicou o Painel da Folha nesta quarta-feira (30). Ali foram levantados pontos que os autores entendem como motivo para o repúdio. Entre eles, riscos e prejuízos em relação à saúde. A carta está aqui na íntegra.
“O ministro da Justiça assinou o documento sem ler o PL da Cannabis“, diz Teixeira. “Ao tentar desqualificar o texto, ele se desqualificou.” Mendonça, segundo o deputado, está se esforçando para agradar os amigos terraplanistas. O ministro é pastor presbiteriano e advogado. Sabe-se que a maior oposição à Cannabis medicinal é a ala evangélica.
A Comissão Especial foi montada no ano passado pelo presidente da Câmara Rodrigo Maia, para analisar e aprofundar as pesquisas sobre o tema. A partir daí, o deputado Luciano Ducci (PSB-PR) redigiu o texto substitutivo para o PL-300-2015, de autoria do deputado Fábio Mitidieri (PSD-SE), que ainda não foi para o plenário.