Perfil de saúde oral avalia a Cannabis medicinal no desempenho de atletas
Com três décadas de experiência profissional, a dentista Karime Pereira resolveu levantar o perfil da saúde oral de atletas de todas as categorias –independentemente da modalidade. Ela parte do pressuposto que o esportista sofre grande pressão para obter resultados e, por isso, está propenso a ter, por exemplo, problemas de sono, bruxismo e disfunções da articulação– que podem atrapalhar o desempenho.
Com o suporte da Santa Cannabis– associação localizada em Florianópolis, que reúne pacientes que se tratam com a Cannabis medicinal–, surgiu também a ideia de avaliar se o uso do CBD (canabidiol) pode ajudar no desempenho do atleta, uma vez que trata dores, tensões e ajuda na qualidade do sono. Em outras palavras, pode aliviar muitos dos problemas dos atletas.
“A ONG vai auxiliar na divulgação e acompanhamento desses voluntários para alcançarmos um grande número de participantes”, diz o psicólogo Jeferson Monteiro, diretor de Saúde e Pesquisa da Santa Cannabis. O questionário virtual do estudo intitulado Cannabis Medicinal, Saúde Oral e Desempenho Desportivo foi colocado na web na última segunda-feira (5).
O levantamento será totalmente virtual. Os candidatos recebem um link e respondem a um questionário investigativo de perfil pessoal e que avalia o desempenho esportivo, a percepção do uso da Cannabis medicinal, o bruxismo (ranger dos dentes acordado e também dormindo) e a disfunção temporomandibular. Faz parte do levantamento, uma entrevista virtual com o voluntário, onde a dentista irá perguntar outras questões da saúde oral.
Atualmente Pereira está em Portugal, fazendo doutorado em Ciências do Desportos na Universidade do Porto. E foi lá, em terras portuguesas, que ela conheceu Monteiro, durante um evento de Cannabis medicinal. Depois logo nasceu a parceria. Pereira é brasileira e se formou pela Universidade Federal de Santa Catarina. Se você for atleta e quiser participar da pesquisa acesse aqui. Não há idade limite.