Hospital Sírio Libanês inaugura núcleo para estudo e tratamento ambulatorial com Cannabis medicinal

Na última quinta-feira (10), o Hospital Sírio Libanês informou a abertura do Núcleo de Cannabis medicinal. O objetivo é o estudo e o atendimento ambulatorial na área. Segundo o hospital, “este é um importante marco para o desenvolvimento de tratamentos inovadores e um segmento pouco explorado no Brasil.”

Localizado na unidade da Bela Vista, em São Paulo, o núcleo poderá receber pacientes com patologias de difícil controle, como epilepsias refratárias, transtornos do espectro autista, dores crônicas, doenças neurodegenerativas ou ainda outros diagnósticos cuja a Cannabis medicinal possa dar apoio no tratamento. Entre eles, o câncer. Sabe-se que ela ajuda no alívio das dores da doença e da náusea causada pela quimioterapia.

Com essa nova iniciativa, agora são dois os grandes centros médicos paulistas de referência que disponibilizam centros canabinoides. No ano passado, no fim de setembro, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz iniciou o Grupo de Apoio e Pesquisa em Canabinoides e também organizou curso de formação em Cannabis para médicos.