Mulheres no mercado de Cannabis é tema de webinário
Essa pode ser uma boa dica para começar o feriado prolongado. Neste sábado (9), oito empresárias debatem o mercado de Cannabis. Elas se especializaram no ramo e aproveitaram as oportunidades no Brasil e no exterior. Todas são brasileiras arrojadas que investem em um setor cheio de obstáculos, que ainda engatinha no país.
O segmento está em expansão no mundo. Durante a pandemia, foi o setor que mais prosperou na bolsa de valores internacional, perdendo apenas para as criptomoedas. Apesar de o Brasil ainda não ter regulação de cultivo, há expectativas de que isso aconteça, ao menos no terreno medicinal. Na Câmara dos Deputados, em Brasília, há o PL-399-2015 que pretende regular o cultivo e o comércio do cânhamo.
Especialistas dizem que antes da regulamentação pode ser a melhor época para empreender. Isso porque o mercado ainda não foi tomado por grandes players.
O debate das mulheres canábicas faz parte da grade curricular do Curso Livre sobre Cannabis Medicinal, promovido pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em parceria com o Movimento pela Regulamentação da Cannabis Medicinal. Já na sexta edição, o projeto começou com o Padre Ticão –da Paróquia de São Francisco de Assis, em Ermelindo Matarazzo, Zona Leste de São Paulo –, que morreu no início deste ano.
A programação deste sábado (9) será composta de dois painéis. O primeiro começa às 11h. No primeiro debate, participam Adriana Marques, uma das fundadoras da Global CMO do grupo Green United, que cultiva, pesquisa e produz medicamentos derivados da Cannabis no Uruguai. Marques é ativista e empresária. Participou da última edição do curso.
Outra participante é a jornalista Danila Moura, 37, fundadora do Xah Com Mariaz em parceria com a sócia Kátia Cesana, 47. A empresa fornece consultoria a mulheres interessadas a empreender no mercado de Cannabis. O projeto das duas foi acelerada de início pela Green Hub e depois pela B2Mamy, em programa apoiado pelo Google for Startups.
O painel é composto por Maria Eugenia Riscala, CEO e co-fundadora da Kaya Mind, empresas de dados. Tem ainda Monique Prado, integrante do portal Cannabis Monitor, que como o nome indica monitora todas as publicações que saem sobre Cannabis.
A segunda mesa começa às 14h. Participa a biomédica Bárbara Arranz, pioneiro no mercado de cosmetologia canábica, lançou a Linha Canábica da Bá; Bia Navarro, educadora e fundadora da Planta Solutions; Luna Vargas, da Inflore, consultora com projetos de profissionalização e Kátia Cesana, da Xah Com Mariaz. O debate será transmitido pelos canais oficiais do MovReCaM (YouTube e Facebook)